Joaquim Anderson e Carlos Henrique Oliveira, idealizador e desenvolvedor do Demanda Popular Varzealegrense. Imagem: Reprodução Facebook - editado
Joaquim Anderson e Carlos Henrique Oliveira, idealizador e desenvolvedor do Demanda Popular Varzealegrense. Imagem: Reprodução Facebook – editado

Estamos na era da informação, e a conectividade e portabilidade que a tecnologia proporciona facilita cada vez mais o desenvolvimento de aplicações que tragam algum benefício à sociedade. É o caso dos jovens empreendedores Joaquim Anderson e Carlos Henrique Oliveira, que estão lançando o aplicativo Demanda Popular Varzealegrense.
Em projeto desde meados de 2016, idealizado por Joaquim Anderson, o aplicativo é um sistema de pesquisa de dados que tem como objetivo mostrar quais as principais necessidades da população. Os resultados são divididos por bairro para, segundo Joaquim, facilitar a análise e apresentação de projetos de melhoria e atendimento das demandas da forma mais objetiva possível.
A ideia surgiu de pesquisas feitas por Joaquim, que cursa Economia na Universidade regional do Cariri e é Técnico Agrícola pelo IFCE-Crato, que começou a reunir dados sobre a realidade do município nas últimas duas décadas, como parte de sua participação em movimentos e causas políticas e sociais.
Desenvolvido pelo analista de sistemas graduado pela Unileão e também ativista político Carlos Henrique Oliveira, o aplicativo estará disponível apenas para a equipe pesquisadora, sendo os dados divulgados para os poderes Legislativo e Executivo, bem como em forma de formulários para a população.
O Demanda Popular Varzealegrense está em fase final de testes e deve entrar em operação ainda em fevereiro, prometendo inovar em relação à forma e a profundidade com a qual conhecemos o nosso município.
Confira abaixo, a entrevista completa com Joaquim Anderson e Carlos Henrique Oliveira.

 O aplicativo é, sem dúvida, mais um grande passo no mercado de tecnologia, que tem atraído cada vez mais jovens para o promissor mercado do desenvolvimento de software.