Também estou na seção de antigas. Imagem: Captura de tela do site Memória Varzealegrense
Também estou na seção de fotos antigas. Imagem: Captura de tela do site Memória Varzealegrense

Quando o acesso a internet ainda não estava massificado em Várzea Alegre, surge um projeto que visava preservar e divulgar a história e cultura locais na rede: O Memória Varzealagrense.
Idealizado por Magnólia Fiúza e construído em formato simples de blog, o site Memória Varzealegrense opera desde 2009, contando com diversos colaboradores que enviam textos em prosa, poesia, relatos históricos e fotos.
E é na seção de fotos que o site ganha destaque, por não tornar-se elitista e divulgar fotos de pessoas de todas as classes e de diversas famílias. Em sua página do Facebook e no perfil também criado na mesma rede social, o site ainda interage com os leitores, pedindo para que estes identifiquem as fotos. A ação sempre gera comentários saudosos de varzealagrenses espalhados por todo o Brasil, que tem apenas aquele canal de contato com suas lembranças da terra natal.
É da seção de imagens que vem a postagem mais acessada do site. Publicada em 12 de dezembro de 2012, esta postagem mostra diversas fotos da cidade, a maior parte delas retratando a década de 1970 ou anterior.
A seção “Causos lá de Nós“, escrita por Mundim do Vale, traz histórias diversas, quase sempre divertidas, com diversos personagens que marcaram nossa história popular.
Há ainda espaço reservado para o registro biográfico dos escritores locais. Seja em prosa, poesia, ficção, não-ficção ou acadêmico, o Memória Varzealegrense tem um acervo de biografias invejável e rico.
E foi justamente esta a intenção do site em sua criação, conforme eu ouvi da idealizadora, que em conversa informal feita via internet ressaltou que o site era organizado da forma mais simples possível para que todas as pessoas com um mínimo de conhecimento de informática e internet pudessem acessar.
Com quase 400 mil acessos, milhares de imagens, relatos históricos valorosos e o lirismo de nossos poetas, o site Memória Varzealagrense é o melhor produtor de conteúdo histórico acerca de Várzea Alegre, servindo de pesquisa tanto textual como iconográfica para os amantes e curiosos acerca da nossa história.
Projetos como estes mantém viva a chama do interesse histórico em nossa cidade e, ao nos aproximar do nosso passado, nos ensina a construir um futuro mais próspero para esta terra.