naldinho várzea alegre canindezinho
Alguns dos times formados pelo projeto na Quadra do Juazeirinho. Imagem: Naldinho Facebook)

Todo mundo sabe que o esporte é uma forte ferramente de transformação social. Todo mundo sabe que, principalmente para os jovens, a ociosidade é um perigo. Todos sabem também que as opções de lazer e entretenimento na Zona Rural São mínimas. Todos mundo sabe, mas pouca gente faz algo para mudar esta realidade. E uma das poucas pessoas é José Edinaldo Rodrigues da Sila, o Naldinho.

Naldinho nunca cursou uma faculdade de Educação Física, mas faz muito pelo esporte. Desde 2011 ele criou, no sítio Juazeirinho, Distrito de Canindezinho, a Escolinha de Esporte Juazeirinho, levando atividades de desporto para os jovens da localidade.

Trabalhando de forma voluntária, Naldinho treina os jovens, consegue patrocínios com comerciantes locais, leva os garotos e garotas para torneios em outras cidades e organiza anualmente um torneio multiesportivo na comunidade, que atrai espectadores de diversas comunidades vizinhas.

Infelizmente o projeto não é auto-sustentável, sendo que apenas os jovens que possuem condições são convidados a contribuir. A comunidade auxilia no que pode, entretanto falta material de uso básico e também incentivos para as viagens que realiza com os mais de 120 jovens para eventos esportivos em comunidade e cidades vizinhas.

Ouça a entrevista com o desportista, que lamenta o fato de ver o seu projeto desconsiderado totalmente pelos políticos e suas gestões, pelo menos até agora.