19430053_737931599711084_3520466960707065655_nEm seus 39 anos de existência, a Rádio Cultura de Várzea Alegre, outrora na frequência de 670khz AM, passa agra a operar na frequência de 96,3 FM. É o fim de uma era, juntamente com todas as outras rádios do país que ainda operavam em AM, e o início de uma nova fase para o mais tradicional meio de comunicação da cidade.

Sob o comando de Dr. Pedro Sátiro, a Rádio Cultura construiu uma história de propagação da cultura local, veículo de contato entre os inúmeros filhos da terra que moram em outras cidades, instrumento jornalístico fundamental para o município, além de ferramenta política das mais eficazes.

O grande Jornal da Cultura, por exemplo, que á acusado pela atual oposição de ser porta voz unicamente do grupo político da situação, pelo menos abre espaço para diálogos e vozes contrastantes, e isso comprovo pelo meu contato de longos anos com a emissora e seus membros, bem como a experiência com a outra rádio da cidade.

Apesar das inúmeras críticas, a emissora onde trabalham os grandes radialistas Marco Filho e Nonato Alves Bezerra, o poeta e comunicador Cláudio Sousa, e jovem e sagaz repórter Ivan Silva, dentre tantos outros bons nomes que estão e que já passaram pela rádio; mostra vitalidade na apresentação de novos projetos, de voos altos, não contentando-se com o comodismo de já ser a liderança.

E bem maior do que qualquer crítica tem sido a longevidade da Rádio Cultura, que sobreviveu á popularização da TV em Várzea Alegre, ao surgimento da FM na cidade, à massificação da internet e dos serviços de streaming, contra todos os falatórios e oposições, manteve-se firme e hoje passa por esta transição histórica na comunicação local e regional]

Firmou-se como símbolo cultural, pelas transmissões dos resultados das eleições, pelas Santas Missas de domingo e pela cobertura tradicional durante a Festa de Agosto, a emissora que revelou Franzé Sousa, Álamo Mendonça, e onde trabalhou durante muitos anos o poeta Sousa Sobrinho.

A dona da programação que abriga de violeiros a pastores, sindicatos e governo, músicas tradicionais e sucessos do momento, informação, projetos como o Concurso de Talentos Nova Voz, merece não somente a continuidade do sucesso que já possui, mas sim a abertura de novos caminhos e novas portas positivas que venham a brindar todo o esforço e a dedicação colocadas a cada dia a cada programa pela equipe da Rádio Cultura de Várzea Alegre.